sexta-feira, 29 de abril de 2011

Material do Fórum Setorizado sobre Projeto Interventivo - Parte 2

PROJETO INTERVENTIVO E PORTFÓLIO: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL

 
A organização escolar por ciclos de formação requer a revisão de concepções e práticas avaliativas arraigadas, caracterizadas pela classificação e exclusão dos alunos. A perspectiva que assumimos na implantação do Bloco Inicial de Alfabetização e que se estende aos 4º ano e 5°ano é a de uma avaliação formativa que utiliza todas as informações disponíveis sobre o aluno, o que pressupõe uma parceria e maior interação entre professor e aluno no processo em que se desenvolvem as atividades formativas. O portfólio é um dos procedimentos de avaliação que combina com a avaliação formativa por apresentar inúmeras possibilidades de construção pelos alunos e também pelos professores dando evidências de suas aprendizagens. De acordo com Villas Boas, “eles são, portanto, participantes ativos da avaliação, selecionando as melhores amostras de seu trabalho para incluí-las no portfólio” (2004, p. 38). Assim, propomos a construção do portfólio do Projeto Interventivo, como meio de se registrar toda a dinâmica que o envolve, fundamentada nos princípios discutidos por Villas Boas, de construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia (idem).

O que é o portfólio?

  • É um dos procedimentos de avaliação condizentes com a avaliação formativa.
  • Não é apenas um arquivo, mas é parte de um processo de avaliação que contribui para a avaliação e apresentação de trabalhos.
  • Oferece a oportunidade de registrar, de modo contínuo, experiências e êxitos significativos para quem o desenvolve.
  • O trabalho de todos é encorajado e orientado para o alcance dos objetivos propostos, que são do conhecimento de todos.
  • Processo de documentação e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem a ele relacionada, tornando-os públicos.
  • Promove o desenvolvimento de habilidades importantes como a reflexão, a auto-avaliação e a análise crítica.
  • Fornece informações sobre a qualidade da produção teórica e prática dos professores e alunos relacionada ao Projeto Interventivo.
  • Oportuniza uma reflexão crítica do fazer pedagógico.
  • Pode oferecer informações que, nem sempre, percebemos em situações tradicionais de avaliação.
  • Encoraja o professor a registrar e arquivar a sua produção.
  • Trata-se de uma forma diferenciada de avaliar. Fogem aos padrões tradicionais, pois os professores decidem conjuntamente os próximos passos e caminhos.
Qual o papel do portfólio no acompanhamento do Projeto Interventivo?

  • O trabalho com o portfólio possibilita o acompanhamento da dinâmica do Projeto Interventivo. O portfólio pode ser entendido como uma apresentação do Projeto atendendo às características apresentadas nas orientações gerais do BIA (SEDF 2006, p. 23): contextualização; intencionalidade no atendimento às necessidades dos alunos; o caráter temporário e dinâmico que permite ao aluno entrar e sair do projeto quando tiver alcançado os objetivos de aprendizagem; a flexibilidade no uso de diversos tipos de estratégias pedagógicas e a integração entre todos os profissionais da escola (EEAA, orientadores educacionais, dentre outros). Ao construir o portfólio a preocupação da equipe deve recair no conteúdo que o comporá e não na forma. É dada liberdade para elaboração da forma que o grupo desejar imprimir ao trabalho.
O que será colocado no portfólio?

  •  A escola registra a sua dinâmica a cada momento do Projeto, sem ter de recomeçar a cada trabalho, mas sempre acrescentando. O grupo que desenvolve o Projeto Interventivo poderá optar por indicar alguém que receberá os trabalhos, organizando-os no portfólio, sem esquecer que a responsabilidade pela construção é do grupo. A seleção e organização do material que comporá o portfólio podem ser realizadas nos momentos de coordenação pedagógica, constituindo-se num importante encontro de debate e reflexão sobre as práticas e as atividades desenvolvidas no Projeto.
  • O portfólio do Projeto Interventivo poderá incluir como documento inicial o próprio projeto, elaborado segundo as orientações da SEEDF- 2010. Não há restrições quanto ao conteúdo do portfólio, nele ampliaremos o diálogo com alunos, pais, professores e demais profissionais da escola por meio de depoimentos, desenhos, fotos, reflexões, sentimentos, percepções, avaliações, atas, resultados, gráficos, bilhetes dos pais, dos alunos, tudo o que se refere ao Projeto Interventivo ficará registrado no portfólio, o importante é inserir os escritos da maneira como chegam ao professor. Não se substituem as atividades refeitas pelos alunos, uma vez que elas dão visibilidade ao processo vivido por cada um no desenvolvimento do Projeto Interventivo.
  • O Projeto Interventivo precisa ser elaborado e desenvolvido para atender às necessidades de aprendizagens específicas de cada aluno ou grupos de alunos, sendo necessário que as atividades propostas estejam de acordo com o nível de desenvolvimento em que se encontra o aluno ou grupo de alunos.
  • Não façamos do portfólio um modismo na educação que vem e passa sem contribuir efetivamente para as aprendizagens de alunos e professores que desenvolvem a importante e complexa tarefa de desenvolver um projeto para atender às necessidades específicas de aprendizagens.

Referências Bibliográficas

SEDF. Orientações gerais para o Ensino Fundamental de 9 anos: Bloco Inicial de Alfabetização – versão revista – Secretaria de Estado de Educação – Brasília: Subsecretaria de Educação Pública, 2006.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

Orientações organizadas pela professora Edileuza Fernandes da Silva, coordenadora da implantação do Bloco Inicial de Alfabetização em Samambaia 2010, sob orientação da professora Benigna Maria de Freitas Villas Boas docente e pesquisadora da FE/UnB.

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