quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Oficina Metodologia Investigativa no Ensino de Ciências - Parte 5


LETRAMENTO E DIVERSIDADE COMO EIXOS DO CURRÍCULO
A instituição educacional é um espaço sociocultural em que as diferentes identidades são encontradas, constituídas, formadas, produzidas e reproduzidas, sendo, portanto, um dos ambientes mais propícios para se educar no tocante ao respeito à diferença...
Nesse contexto, educar para a diversidade não significa, apenas, reconhecer as diferenças, mas refletir sobre as relações e os direitos de todas e todos. Assim, é de suma importância oferecer formação continuada a professoras e professores, que atuam na educação básica, sobre conteúdos específicos das relações de gênero, étnico-racial, de orientação sexual e para as pessoas com deficiências, para que possam trabalhar com suas estudantes e seus estudantes, transversal e interdisciplinarmente.                 
  Nesse sentido, a questão epistemológica que nos remete ao conceito de letramento é, sem dúvida, um desafio deste currículo, uma vez que os elementos constitutivos da leitura e da escrita (teoria e prática) devem conjugar os conteúdos escolares às práticas sociais, a fim de consolidar os eventos do letramento sobre a aprendizagem.   

 (Currículo da Educação Básica do DF – EF09 anos)


PCN’S - CIÊNCIAS NATURAIS  


AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
          Tradicionalmente, a avaliação restringe-se à verificação da aquisição de conceitos pelos alunos, mediante questionários. Todavia, o fato dos alunos responderem de acordo com o texto, não significa que tenham compreendido o conceito em questão.
               A avaliação pode ser efetivamente realizada ao se solicitar ao aluno que interprete situações determinadas. É necessário que a proposta de interpretação ocorra em suficiente número de vezes para que o professor possa detectar se os alunos são capazes de realizar observações, questionamentos, saibam rever, aplicar, testar e modificar suas hipóteses e explicações, ou seja, organizem informações sobre temas específicos com conceitos científicos.



                  METODOLOGIA INVESTIGATIVA – O QUE NÃO PODE FALTAR?

  1. DEFINIÇÃO DO TEMA
           Analisando os blocos de conteúdos propostos em Ciências naturais apontam-se possíveis temas, alguns internos a outros que articulam conteúdos entre as áreas de conhecimento. Os temas podem ser desde os mais abrangentes ou gerais, até os mais específicos ou circunscritos a determinados fenômenos.
  1. ESCOLHA DO PROBLEMA
          ...uma questão toma a dimensão de um problema quando suscita a dúvida, estimula a solução e cria a necessidade de ir à busca de informações para que as soluções se apresentem. Implica, ainda, confrontar soluções diferentes, analisá-las e concluir sobre a que melhor explica o tema em estudo.

  1. CONTEÚDOS E ATIVIDADES NECESSÁRIOS AO TRATAMENTO DO PROBLEMA
          Ao planejar o professor precisa delimitar o campo de investigação sobre o tema, abrangendo conteúdos conceituais (aqueles que dizem respeito àqueles em desenvolvimento e a outros, novos, que representam acréscimo à compreensão do tema), procedimentais (atividades a serem realizadas e os materiais necessários) e atitudinais (questões éticas, valores...). É necessário que o professor elabore e apresente aos alunos um roteiro contendo os aspectos a serem investigados, os procedimentos necessários, as atividades a serem realizados e os materiais necessários. É importante, ainda, que se esclareçam as etapas da investigação e o modo de organização dos dados obtidos.
      4.PROBLEMATIZAÇÃO

          Definido um tema de trabalho é importante o professor distinguir quais questões são problemas para si próprios, que têm sentido em seu processo de aprendizagem das Ciências, e quais terão sentido para os alunos, portanto adequadas às suas possibilidades cognitivas... É preciso que o conteúdo a ser trabalhado se apresente como um problema a ser resolvido. A problematização busca promover mudança conceitual.

  1. BUSCA DE INFORMAÇÕES EM FONTES VARIADAS
          A busca de informações em fontes variadas é um procedimento importante para o ensino e aprendizagem de Ciências... São algumas modalidades desse procedimento: observação, experimentação, leitura, entrevista, excursão ou estudo do meio, enfim, a construção do conhecimento se constitui em diferenciados modos de obter informações.
          Ao estudar o tema a ser investigado por sua classe o professor verifica uma rede de idéias implicada no tema em questão e seleciona quais irão nortear a problematização. O professor deve ter clareza de que são as teorias científicas que oferecem as referências para que os alunos elaborem suas reinterpretações sobre os temas em estudo, num processo continuo de confronto entre diferentes idéias...
          O sujeito que observa, experimenta ou lê, coloca em ação, seus conhecimentos anteriores, interpretando as informações a partir de seus próprios referenciais... É necessário que se oriente o aluno nessa busca, de modo que ele obtenha os dados necessários ao confronto das suposições previamente estabelecidas e possa reelaborá-las, tomando como referência a rede de idéias instalada pelo professor.
5.1.OBSERVAÇÃO

          ... A observação na área de Ciências Naturais é um procedimento guiado pelo professor, previamente planejado. Existem dois modos de realizar observações:

Ø  Em contato direto com os objetos de estudo: ambientes, animais, plantas, máquinas e outros objetos que estão disponíveis no meio.
Ø  Mediante recursos técnicos ou seus produtos. São os casos de observações feitas por meio de microscópio, telescópio, fotos, filmes ou gravuras.

          Ainda que o professor selecione aspectos a serem observados, é também importante que ofereça um roteiro de observação, ou proponha desafios. Uma parte das observações deve ser feita de modo espontâneo pelos alunos, seguindo seus próprios interesses, o que em geral ocorre naturalmente.

5.2.EXPERIMENTAÇÃO

          Frequentemente, o experimento é trabalhado como uma atividade em que o professor, acompanhando um protocolo ou guia de experimento, procede à demonstração de um fenômeno, principalmente para alunos pequenos, como nos casos de experimentos que envolvem o uso de materiais perigosos – ácidos, formol, entre outros – e fogo, ou quando não há materiais suficientes para todos.
          ...Ao lhe oferecer um protocolo definido ou guia de experimento, os desafios estão em interpretar o protocolo, organizar e manipular os materiais, observar os resultados e checá-los com os esperados.
5.3.LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS

          Além do livro didático, outras fontes oferecem textos informativos: enciclopédias, livros paradidáticos, artigos de jornais e revistas, folhetos de campanhas de saúde, de museus, textos da mídia informatizada, etc.
          O professor precisa conhecer previamente os textos que sugere aos alunos, verificando se os pré-requisitos exigidos para a leitura são de domínio de sua classe e a qualidade das informações impressas.
          A prática de selecionar artigos de jornais e revistas é útil para o professor, que terá acesso a variedades de textos e ilustrações quando forem necessárias.
  1. SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS
          É necessário que o professor organize a sistematização de conhecimentos, parciais e gerais, para cada tema estudado por sua classe. Durante a investigação de um tema uma série de noções, procedimentos e atitudes vão se desenvolvendo, fechamentos parciais devem ser produzidos de modo a organizar com a classe as novas aquisições. Ao final das investigações sobre o tema, recuperando-se os aspectos fundamentais das sistematizações parciais, é produzida, então, a síntese final.
          Dos 4ºs e 5ºs anos em diante, os fechamentos já podem se organizar na forma de textos-sínteses, maquetes acompanhadas de textos explicativos e/ou relatórios que agreguem uma quantidade expressiva de dados e informações.
Para refletir:     "A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem." - Monteiro Lobato

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